Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Projeto Carnaval da bicharada

Tema: Carnaval da Bicharada!



Justificativa: Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou foliando e apreciando revistas e jornais.
Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças, respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias. Nesse sentido, o Carnaval é uma das festas populares mais conhecidas no Brasil.Cada estado comemora de uma forma diferente, com marchinhas, Escola de samba,fantasias, confetes e serpentinas.Sabendo que esta comemoração faz parte da cultura popular brasileira, os alunos da Educação Infantil do Colégio Maxwell, irá comemorar de um jeito especial e singular com o desfile da bicharada.

Objetivos:
* Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
* Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
* Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
* Desenvolver o gosto pela leitura;
* Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
* Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
* Estimular o ritmo;
* Proporcionar liberdade de auto-expressão;
*Confeccinar mascaras carnavalescas de bichos

Conteúdos:
* O Carnaval;
* Linguagem oral e escrita;
* O fazer artístico;
* Apreciação musical
* Expressividade
* Equilíbrio e coordenação;

Estratégias:
*Música
* Poemas;
* Parlendas;
* Painéis;
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;
* Pintura;
* Festa de carnaval;
* Brincadeiras infantis;
* Jogos diversos;
* Ditado;
* Recorte e colagem;
* Máscaras;
* Murais informativos;

Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do carnaval e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.


Desenvolvimento:
*Cada professor confeccionará com os alunos máscaras de bichos para o desfile na sexta-feira (culminância).

*Iniciar o projeto O carnaval da bicharada, através da sua história.
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante, levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto.

*Pedir que os pais e alunos pesquisem algo sobe o carnaval e traga a pesquisa juntamente com um objeto confeccionado pela criança.

*Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também realizar com as crianças atividades relacionadas que auxiliaram no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.


ATIVIDADES



Ocorreu um erro neste gadget